×
Home Notícias
Feira Internacional de Artesanato r…

Feira Internacional de Artesanato recebe visita do governador


O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, ao visitar nesta segunda-feira a 20º. FIART (Feira Internacional de Artesanato), que acontece até o próximo domingo (1), no Centro de Convenções de Natal, prometeu apoiar a sua realização nos seus quatro anos de governo e também fomentar a produção artesanal do Estado, criando uma escola de formação de artesãos.

Acompanhado da mulher, Julianne Faria, secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), da senadora eleita do PT, Fátima Bezerra, do deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), do vereador Hungo Manso (PT), o governador visitou vários estandes e abriu oficialmente a 20ª FIART que reúne mais de 300 artesãos do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros.

A feira acontece no pavilhão das Dunas, na parte de trás do Centro de Convenções de Natal, no inicio da Avenida Dinarte Mariz (Via Costeira), na Praia de Ponta Negra, a partir das 16 horas até às 22 horas. A entrada custa R$ 5,00.

Num breve discurso na abertura da feira, o governador Robinson Faria disse que o seu governo vai construir a Escola do Artesão e também anunciou apoio a realização do Congresso Nacional do Artesanato, que ocorrerá em outubro deste ano em Natal.

"Mesmo num curto espaço de tempo, demos todo o apoio que o Governo poderia dar à Fiart, que já faz parte do calendário de eventos da cidade. E vamos ser o Governo que vai fomentar ainda mais a atividade do artesanato no Rio Grande do Norte", afirmou Faria no seu discurso.

Após a abertura oficial, que teve homenagem ao artista Manoel do Coco, repentista embolador, que morreu no dia 2 de janeiro passado, o governador passeou por todas as áreas da Fiart, onde posou para fotos com o público visitante, artesãos e vendedores dos estandes.

Na homenagem ao Manoel do Coco, o governador entregou uma placa à viúva do repentista, Elizabeth Freitas. Em seguida, o repentista Moacir do Repente, ex-parceiro de Manoel do Coco, também homenageou o artista popular falecido no início do ano.

O grupo de Teatro Absolutas e Proerd, da Polícia Militar, também fez uma apresentação na abertura oficial, assim como o poeta popular Paulo Varela.

A FIART é uma realização da Espacial Eventos, do empresário Neivaldo Guedes, que há 20 anos promove no mês de janeiro esta feira que reúne produtos artesanais e industrializados.

Este ano, segunda a organização, em 7 mil metros quadrados, no pavilhão das Dunas, são 382 estandes, divididos entre o artesanato local, regional, nacional e internacional, além de produtos não artesanais.

O governador no seu discurso lembrou que já havia visitado muitas outras vezes o evento como deputado Estadual e mesmo vice-governador, e elogiou o idealismo do empresário Neivaldo Guedes pela criação da Feira.

“Agora, como governador, quero incentivar ainda mais a cadeia produtiva do artesanato”, disse Faria.

A primeira dama do Estado e também Secretária da Sethas, Julianne Faria, teve papel de destaque para viabilizar a FIART, tendo viajado a Brasília para buscar recursos junto à Secretaria Nacional de Micro e Pequena Empresa, onde articulou a participação na Fiart do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.

A coordenadora do PAB, Ana Beatriz Ellery, participou da abertura oficial da FIART e disse no seu discurso que a partir deste ano há a pretensão do programa de sempre apoiar as feiras de artesanatos em parcerias com os governos estaduais, além de promover o artesanato brasileiro em feiras internacionais.

Segundo o empresário Neivaldo Guedes, a “a cidade já abraçou a FIART em janeiro”, acrescentando que o evento já está consolidado há muito tempo.

“Tem gente que chega e me diz que estava viajando, mas retorna só para não deixar de nos visitar”, disse Guedes, que explicou que o governo do Estado deu todo o apoio possível para a realização da feira.

“Sabemos que essa parceria não vai parar", comemorou o empresário.

A FEIRA

A FIART foi aberta no dia 23., sexta-feira, mas a abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira, 26, com a presença do governador Robinson Faria e convidados.

A programação cultural da feira nesta segunda-feira teve apresentação de tribos indígenas, trio de forró, Grupo de Dança Popular do IFRN , banda de música da PM, TRupi Asjaki Cia de Dança, além da mostra de Dança Junina Arraiá Pneu Furado e as apresentações dos grupos Culturais da Escola Estadual Estela Wanderley e da Fundação José Augusto.

O palco da feira situado na área de alimentação, na entrada do pavilhão das Dunas, ainda recebeu os shows de Wendel Martins e Lavour e Os Cabra Bom com forró caicoense.

A FIART ainda abriga o 11º Salão do Artesanato Potiguar, o Salão dos Mestres, cultura circense, cultura popular (cordel, contos e causos), moda artesanal, cultura oriental, gastronomia e o artesanato de 14 países e de todo o RN.

A programação continua na terça-feira com música eletrônica a partir das 17h30, seguindo depois com a apresentação da banda de música de São Gonçalo do Amarante, grupo Só Melodia de São Miguel do Gostoso, Grupo Cultural Dialetos (Macaíba), Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (TAM), Grupo de Dança Alta Tensão, Capoeira Show Celeiro de Bamba, Grupo Cultural Centro Ed. Dom Bosco/SEMTAS, Grupo Cultural Absoluto e termina com show de Ivanildo di Natal e Maiorais do forró.

A quarta na FIART começa com música eletrônica às 17h30 e segue com grupos culturais de: Monte Alegre/RN, Filhos da Arte (Macaíba /RN), Coco de Calembar de São Gonçalo do Amarante, Sol e Love de Serra Caiada /RN, Encantos – Pau Brasil (São José do Mipibu /RN), Dança Enigma, Bambelô /Vila de Ponta Negra , Contemporânea de Riacho de Sangue/Macaíba.


Outras notícias
08/02/2024
Carnaval em Natal tem mais de 170 artistas, entre atrações nacionais e locais

O Carnaval em Natal começa nesta quinta-feira no Polo Petrópolis


28/12/2023
Translado autônomo tem melhor preço do aeroporto de Natal para hotéis de Ponta Negra

As tarifas dos táxis e dos aplicativos que operam no Aeroporto Internacional de Natal baixaram de preços nesta alta temporada 2020.


10/12/2023
Depois de Bell e Cláudia Leitte no sábado, Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023

Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023


09/12/2023
Abertura do Carnatal teve shows de Anitta, Bell Marques, Thiaguinho, Durval Lelis e outras atrações

Abertura do Carnatal teve shows de Anitta, Bell Marques, Thiaguinho, Durval Lelis e outras atrações





Publicidade

Publicidade