O Carnaval em Natal 2019 terá este ano seis polos de atração em quatro regiões da cidade, com atrações nacionais e locais e cerca de 1.800 músicos animando a festa carnavalesca na capital potiguar.
De cinco polos do ano passado, o Carnaval deste ano ganhou mais um polo carnavalesco, mais precisamente no bairro Nazaré, zona Oeste da cidade.
A programação diversificada nos palcos montados em seis polos (Ponta Negra, Ribeira, Petrópolis, Redinha, Centro Histórico e Zona Oeste) terá artistas nacionais como os baianos Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Ricardo Chaves, além de Alexandre Pires, Antônio de Pádua, Paralamas do Sucesso, Titãs, Monobloco, Casuarina e Sidney Magal.
As atrações locais são a cantora Roberta Sá, a Banda Grafith, Cavaleiros do Forró e Circuito Musical.
Carlinhos Brown fará a abertura oficial do Carnaval em Natal no dia 28 de fevereiro, no tradicional Baile de Máscaras do Atheneu, no bairro Petrópolis, na região central da cidade.
O lançamento da programação do Carnaval em Natal foi feito pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, no inicio de fevereiro, quando também foi divulgado que a folia natalense tem investimentos de cerca de R$ 5 milhões, com recursos da prefeitura e da iniciativa privada.
O Carnaval de Natal deste ano promete ser melhor do que nos anos anteriores, quando a prefeitura apostava mais nas atrações locais e regionais de Pernambuco e Paraíba.
Reunindo estilos diversificados, o Carnaval da Cidade do Sol este ano terá mais de 300 músicos se apresentando nos palcos ao lado das atrações nacionais, além de mais 1.500 músicos nas bandas de frevo e orquestras pé no chão, que estarão animando a folia nas quatro regiões da cidade.
A prefeitura de Natal informa que a contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval Multicultural de Natal.
Segundo o secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, a prefeitura oferece apoio financeiro para 37 bandas e orquestras de frevo acompanharem blocos e troças, bem como apoia as Escolas de Samba, Tribos de Índios, Rei, Rainha, Corneteiro, Figurinista e Coordenador.
O prefeito Álvaro Dias comenta que o Carnaval 2019 de Natal é o maior e melhor dos últimos anos, salientando que a realização de investimentos na área cultural representa a valorização dos artistas locais e suas produções, além de seu forte impacto na economia da cidade.
“Pesquisas comprovam que a cada real investido pelo poder público na promoção de eventos como o Carnaval, 12 reais retornam aos cofres públicos. Isso é muito importante. Ganha do vendedor ambulante ao dono de hotel”, diz Dias.
“O Carnaval de Natal é uma realidade e cresce a cada ano. Como prefeito, tenho orgulho de ajudar a proporcionar essa festa para a população da nossa cidade”, afirma o prefeito, que não tem dúvidas de que o Carnaval deste ano será um sucesso.
Para alguns empresários do turismo, o Carnaval em si não atrai turistas foliões, mas sim o feriado prolongado que atrai muitos turistas que estão em busca de sossego.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN), José Odécio, afirma que eventos desse porte contribuem para o incremento da economia local.
“Esperamos uma ocupação de 90% da nossa rede hoteleira no período e o Carnaval de Natal contribui muito para a conquista dessa meta”, afirma Odécio.
Segundo ele, os visitantes são atraídos pelo evento e os hoteleiros podem trabalhar os pacotes turísticos para todos aproveitarem a festa.
CONHEÇA OS 6 POLOS DE FOLIA E SUA PROGRAMAÇÃO
Polo Ponta Negra
Este polo fica na praia de Ponta Negra, onde estão concentrados a maioria dos hotéis, pousadas e flats da cidade.
As atrações foram programadas para atrair os turistas que visitam Natal, que nos anos anteriores reclamavam da falta de atrações nacionais.
A folia no Polo de Ponta Negra começa na sexta-feira, 1, com atração local, Leão Neto, às 20h, e depois tem, às 22h, a banda Paralamas do Sucesso.
No sábado, 2, a partir das 20h, Luizinho Nobre é a atração local, enquanto o baiano Ricardo Chaves se apresenta a partir das 22h, prometendo muita folia. Chaves é garantia de animação, atraindo muitos foliões, como já faz no Carnatal, em dezembro.
O domingo de Carnaval tem o Titãs a partir das 22h, mas antes, às 20h, a atração local é Du Souto.
A segunda-feira tem o suinge da Banda Dubê às 20h, enquanto Alexandre Pires se apresenta a partir das 22h.
A terça-feira de encerramento do Carnaval tem a baiana Margareth Menezes às 22h, mas antes, às 20h, Pedro Lucas é a atração potiguar.
Polo Petrópolis
O Carnaval neste polo abre oficialmente a folia em Natal na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, ao som de Nara Costa às 20h, e Carlinhos Brown depois promete muita animação para os foliões.
Na sexta-feira, dia 1, tem Xaranga do Riso às 17h30, o 3º Concurso Dozinho de Marchinhas Carnavalescas a partir das 19h30. A Orquestra do Maestro Papão às 21h. E o Quiteto Violado faz o show principal da noite a partir das 22h.
No sábado , 2, a folia prossegue com Arquivo Vivo às 20h, depois tem Casuarina às 22h. No domingo, 3, Jaina Elne abre a noitada às 20h, seguida por Roberta Sá no show principal, às 22h.
A folia na segunda-feira, 4, tem às 20h Rodolfo Amaral e às 22 h o pernambucano Antônio Nóbrega.
E na terça-feira, 5, às 20h, Banda do Submarino Amarelo esquenta os foliões para o show do Monobloco, banda carioca, que a partir das 22h promete muito samba e boa música brasileira.
Polo Centro Histórico
Tradicional reduto da boemia, cultura e história de Natal, o Centro Histórico reúne atrações variadas de artistas potiguares e nacionais. A folia começa já na sexta-feira (1) com Quarteto Linha (20h) e Ana Tomaz no sábado, às 20h. No domingo tem Laryssa Costa abrindo a tradição do Desfile das Kengas e a partir das 21h tem o inédito show de Sidney Magal no Carnaval de Natal. Na segunda tem a potência de Leão de Judá a partir das 20h e na terça Skarimbó
Polo Redinha (Buiú)
A folia na Zona Norte mantém a tradição de dois palcos. No palco do Largo do Buiú na sexta-feira (1) tem Wagner Buchexa (revelação) a partir das 21h e Priscila Braw às 22h. No sábado é a vez de Alphorria (22:00) e Cavaleiros do Forró (meia noite). No domingo tem Carol Sant’Anna (21h) e Grafith, às 23h. Na segunda-feira é a vez de Kanelinha (21h) e Iggor Dantas às 22h. E na terça-feira tem Dani Cruz (21h), Orquestra Greiosa (23h) e Sueldo Soares às 0h30.
Redinha - Palco Cruzeiro
A folia começa também na sexta-feira (1) com Josy Ribeiro às 20h e Dodora Cardoso às 22h. No sábado (2) tem Litto Lins (revelação) a partir das 21h e Família Pádua às 22h. No domingo é a vez do talento de Gabriel Ciríaco (revelação) a partir das 21h e Yrahn Barreto às 22h. Na segunda (4) é a vez de Canguleiros (revelação) às 21h e a Banda Velhos Carnavais, às 22h. E na terça tem Batukedô (revelação) às 21h com Ivando Monte às 22h.
Polo Zona Oeste
Novidade na edição do Carnaval em Natal, o Polo Zona Oeste refirma sua força e passa de prévia carnavalesca a fazer parte oficial do Carnaval a partir deste ano. A folia começa no sábado (2) com Frevo do Xico (16h) e Circuito Musical no pranchão, às 17h30. Na sequência, Don Cardoso e Seus Metais às 19h e Cavaleiros do Forró às 21h30. No domingo é a vez de Nana Neném (19h) e Capilé (21h30). E na segunda-feira tem Luizinho Nobre às 19h e Douglas Pegação a partir das 21h30.
O Carnaval em Natal começa nesta quinta-feira no Polo Petrópolis
As tarifas dos táxis e dos aplicativos que operam no Aeroporto Internacional de Natal baixaram de preços nesta alta temporada 2020.
Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023
Abertura do Carnatal teve shows de Anitta, Bell Marques, Thiaguinho, Durval Lelis e outras atrações