Home
Litoral Norte
Macau

Macau

Litoral Norte

Suas montanhas de sal mais parecem neve. Assim é Macau, cidade com cerca de 30 mil habitantes, localizada a 190 km ao norte de Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

Macau está situada na região salineira do Estado, também conhecida por Costa Branca. Sua geografia se caracteriza por salinas, mangues, dunas e coqueirais.

A baixa preciptação pluviométrica anual, bons ventos e a presença do sol na maioria dos 365 dias do ano são fatores que determinam as excelentes condições para o município se destacar na produção de sal.

Considerada uma ilha, a cidade está situada no estuário do rio Piranhas-Açu. O acesso é feito por rodovia construída sobre aterro, entre grandes tanques de evaporação de água para a extração do sal marinho.

Maior produtor de sal do país, Macau hoje também produz petróleo em terra e no mar.

A praia de Camapum fica a 3 km do centro, enquanto as outras como Barreiras, Diogo Lopes e Soledade estão entre 22 e 28 km de distância da sede do município. Estas três praias são vilas de pescadores.

Macau tem o maior parque salineiro do Brasil com uma área de aproximadamente 350 hectares de cristalizadores. O grupo Fragoso Pires com antiga Cirne e a Alcalis, hoje Salinor (Salinas do Nordeste) responde por mais de 45% da produção de sal marinho do Brasil.

Passeios de barco pelo estuário e de bugue para as dunas de Diogo Lopes são feitos a partir de Macau. As informações para estes passeios podem ser obtidas na secretaria municipal de Turismo de Macau (84) 521-1331 e 521-1330, ramal 218.

O carnaval de Macau é considerado o melhor do Rio Grande do Norte, atraindo uma multidão para a cidade.

HISTÓRIA DA CIDADE

Os fundadores do povoado de Macau foram os portugueses Capitão Martins Ferreira. quatro genros destes - José Joaquim Fernandes, Manuel José Fernandes, Manuel Antonio Fernandes e Antonio Joaquim de Sousa - e ainda João Garcia Valadão e o brasileiro João da Horta.

O nome Macau é uma corruptela da palavra chinesa Ama-ngao, significando abrigo ou porto de Ama, deusa dos navegantes. O gentílico é macauense.

Resolução Provincial nº 158, de 02-10-1847, desmembrou o povoado de Macau do município de Angicos. O municipio de Macau foi criado em 9 de setembro de 1875 pela Lei nº 761.


Onde ficar?


Como Chegar?







Publicidade

Publicidade