×
Home Notícias
Ministério do Turismo realiza cadas…

Ministério do Turismo realiza cadastramento turístico para Copa da Fifa

As cidades-sede da Copa da Fifa 2014 receberão milhares de turistas no período da realização dos jogos, com Natal tendo uma estimativa de receber cerca de 60 mil pessoas, apenas de estrangeiros.

Para o setor turístico, o Ministério do Turismo está fazendo o cadastramento dos estabelecimentos como hotéis, pousadas, restaurantes, agências, parques, entre outros prestadores de serviços.

Segundo o Ministério do Turismo, o credenciamento no Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) é fundamental.

O cadastro é uma iniciativa do Governo Federal, e no estado é gerenciado pela Secretaria de Estado do Turismo.

Os órgãos oficiais das três esferas do poder público passarão a incentivar o visitante nacional ou estrangeiro a frequentar preferencialmente estabelecimentos credenciados no Cadastur.

“Já iniciamos contatos com agências de viagem, consulados e entidades para direcionarem os turistas a utilizarem os serviços prestados por empresas credenciadas no Cadastur, pois estas empresas adotam procedimentos que são uma garantia legal do serviço prestado”, disse o secretário de Estado do Turismo, George Lima.

Ele reforça ainda que a portaria do Ministério do Turismo regulamentando o Cadastro foi publicada no último 4 de dezembro e entra em vigor no próximo dia 4 de março.

Na semana passada o secretário viajou a Brasília para verificar junto ao MTur, entre outros assuntos, a oferta de infraestrutura disponibilizada à fiscalização do Cadastur, prometida pelo órgão.

A Setur RN é conveniada ao Ministério não só para coordenar, mas também fiscalizar esse cadastro no Rio Grande do Norte.

Para fazer esta fiscalização, funcionários da secretaria serão capacitados em Brasília. Somente após esta capacitação e assinatura de convênios com outros entes locais, a Setur RN poderá fazer esta fiscalização de forma eficiente.

A previsão da Setur é chegar ao mês de maio com o cadastro das empresas em todos os municípios com potencial turístico atualizado e disponibilizado para todos através da internet.

"O objetivo é ser parceiro de todos que trabalham com o turismo no estado, ajudando a legalizar seus empreendimentos. Este cadastro será imprescindível para os empresários buscarem as linhas de crédito já disponíveis, como a do BNB, que possui R$ 108 milhões para a atividade”, informou George Lima.

Para cadastro e tirar dúvidas, a Setur disponibiliza o telefone (84) 3232-2496 ou a pessoa pode acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br

QUEM É OBRIGADO A SE CADASTRAR

- Agências de turismo

- Meios de hospedagem

- Transportadoras turísticas

- Guitas de turismo

- Organizadoras de eventos

- Acampamentos turísticos

- Parques temáticos

QUEM PODE SE CADASTRAR - OPCIONAL

- Casas de espetáculos

- Centros de convenções

- Estruturas de apoio ao turismo náutico

- Locadoras de veículos

- Parques aquáticos

- Parques de diversões

- Prestadores de serviços de infraestrutura para eventos

- Prestadores especializados em segmentos turísticos

- Restaurantes, cafeterias, bares e similares

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

- Visibilidade – Principal banco de empresas e profissionais de turismo do país, o site do Cadastur é a fonte de consulta ideal para turistas que buscam serviços turísticos de qualidade.

- Site Viagem Legal – Site que oferece dicas para antes, durante e depois da viagem. O Viaje Legal orienta os viajantes a contratarem os serviços dos prestadores que estejam no Cadastur.

- Acesso a linhas de crédito – Por meio de parceria entre o Ministério do Turismo e os bancos oficiais, os empresários cadastrados no Cadastur têm acesso a linhas de crédito específicas para cada atividade.

- Oportunidades de negócio e acesso a mercados – O Cadastur proporciona oportunidades de negócios e dá acessos a mercados nacionais e internacionais.


Outras notícias
08/02/2024
Carnaval em Natal tem mais de 170 artistas, entre atrações nacionais e locais

O Carnaval em Natal começa nesta quinta-feira no Polo Petrópolis


28/12/2023
Translado autônomo tem melhor preço do aeroporto de Natal para hotéis de Ponta Negra

As tarifas dos táxis e dos aplicativos que operam no Aeroporto Internacional de Natal baixaram de preços nesta alta temporada 2020.


10/12/2023
Depois de Bell e Cláudia Leitte no sábado, Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023

Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023


09/12/2023
Abertura do Carnatal teve shows de Anitta, Bell Marques, Thiaguinho, Durval Lelis e outras atrações

Abertura do Carnatal teve shows de Anitta, Bell Marques, Thiaguinho, Durval Lelis e outras atrações





Publicidade

Publicidade