Home Notícias
Forró com Turista completa 30 anos…

Forró com Turista completa 30 anos de muita animação em 2017


O Forró com Turista, o mais tradicional forró de Natal, neste ano de 2017 comemora 30 anos de muita animação nas noites de quintas-feiras.

“A Festa mais natalense da cidade” começou em novembro de 1987, depois da chegada de Francisco Barbosa de Albuquerque, este paraibano de São José de Piranhas, que trocou a cidade de São Paulo por Natal, em 1986.

No ano seguinte, o Forró com Turista teve inicio no pátio externo do Centro de Turismo de Natal, um prédio antigo que já abrigou um presídio, que está situado no alto de uma duna, no bairro de Petrópolis, a 800 metros da praia dos Artistas, que na década de 80 era mais famosa que a praia de Ponta Negra.

Este ano, em novembro, o Forró com Turista completa 30 anos de sucesso, já tendo passado pela casa artistas e bandas nacionais, como Biquine Cavadão, Morais Moreira, Reginaldo Rossi, Sirano e Cirino, Amazan, além de atrações locais.

“Vale lembrar que quando abrimos em 87, a Destaque, empresa organizadora do Carnatal, era nossa sócia”, explica Barbosa. “  Destaque estava começando suas atividades na área de promoção e podemos dizer que o Forró com Turista foi um dos seus primeiros laboratórios, junto com a famosa Banda Xodó dos anos 80”

Lá se vão 30 anos e o Forró com Turista continua fazendo sucesso, com casa cheia, aonde a diversão em família é comandada pelo casal Francisco Barbosa e Silvia Regina Mota, contando com a colaboração dos filhos Eric Mota de Albuquerque e Igor Mota de Albuquerque, este atualmente estudando na Austrália.

AS QUINTAS-FEIRAS MAIS ANIMADAS

Todas as quintas-feiras, o pátio do antigo presídio com sua árvore centenária, uma Algaroba, planta típica do sertão nordestino, se transforma num grande salão de dança, aonde o forró pé de serra predomina, mas que também abre espaços para outros ritmos, num mix que pode incluir sertanejos e axé, dependendo do público.

Antes de começar o forró, a cultura nordestina tem o seu momento com o embolador Moacir do Repente, que com os seus improvisos homenageia os turistas na sua “viagem” pelo Brasil e pelo mundo, citando cidades, estados e países dos visitantes.

A Festa da Quinta-feira tem ainda os personagens de “Lampião & Maria Bonita” vividos pelos dançarinos Jucinaldo Jonhson Araújo e Gabriela Araújo, que recebem os turistas, dançam com eles ainda posam para fotos.

No final da festa para aqueles turistas que vão voltar nos ônibus e vans das agências de turismo, o casal Lampião & Maria Bonita comanda a tradicional Quadrilha Junina Improvisada, que foi incorporada ao Forró com Turista na década de 90, e continua fazendo sucesso entre os participantes nos dias de hoje.

“Incorporamos a Quadrilha Junina Improvisada no mês de junho para mostrarmos a tradição desses festejos no Nordeste, e agradou tanto aos turistas que agora virou tradição todas as quintas-feiras puxarmos os turistas para dançar, faltando muitas vezes espaço para receber tanta gente”, explica Barbosa.

A quadrilha realmente é um espetáculo a parte do Forró com Turista, aonde os turistas se soltam e vão para o pátio dançar, independente de idade. São crianças, jovens e adultos, numa grande com fraternização.

Após a apresentação da quadrilha, a maioria dos turistas que está com empresas de turismo vai embora, mas o forró continua para aqueles forrozeiros que estão de táxi, Uber ou com carros alugados, além dos natalenses que gostam dessa tradicional festa das quintas-feiras.

BANDA DO GUGU

A Banda do Gugu anima a festa mais natalense  há mais de uma década nas noites de quintas-feiras, com a vocalista Jéssica Lopes cantando e os dançarinos e dançarinas da casa  convidando os turistas para cair no forró.  

Gugu do Acordeon, José Laércio na Zabumba e “Preto” no triangulo formam o trio do forró pé de serra que anima todas as quintas o Forró com Turista, com os cantores Wagner Bastos (Orquetra XeqMat), Géssica Lopes e  Laércio (Banda Mix) se revezando no vocal.  A Banda do Gugu ainda tem Colorau na percussão.

“Estes 30 anos de Forró com Turista representam para nós uma vida de muita luta e persistência em busca de oferecer o melhor da nossa cultura aos turistas e natalenses,” afirma Barbosa.

Ele acrescenta que “vamos continuar lutando para manter essa tradição, que certamente já faz parte da história de Natal”.

No comando do Forró com Turista todas as quintas-feiras está não o empresário Francisco Barbosa, atualmente presidente do Natal Convention Bureau, mas sim o forrozeiro Barbosa, que tão bem sabe receber os turistas e amigos no mais animado forró da cidade.

Barbosa gosta de subir no palco com o seu microfone e ser o mestre de cerimônia do Forró com Turista, tornando a noite mais agradável para turistas e seus convidados.

Para comemorar os 30 anos em novembro do Forró com Turista, Barbosa ainda prefere não antecipar qualquer programação especial dos festejos, mas surpresas podem vir.

O Centro de Turismo de Natal, além do Forró com Turista, tem lojas de vendas de artesanatos e lembranças da cidade que ficam nas antigas celas do presídio, uma galeria de arte e antiquário, o restaurante Maressoso, os famosos bolinhos de macaxeira de "tias" Xica e Lúcia, além da Casa dos Milagres Museum.

Serviço:

Forro com Turista

Rua Aderbal de Figueiredo, 980, Petrópolis

Dia: todas as quintas-feiras

Horário: a partir das 21 horas

Entrada: R$ 35,00 e R$ 65,00 (com translado ida e volta do hotel)

Para saber dos horários que o translado do Forró com Turista passa em cada hotel,  basta ligar para (84) 3211-6218.


Outras notícias
28/09/2017
Edição da revista Viagem e Turismo com reportagem sobre o RN é lançada em Natal

O lançamento nacional da edição de outubro da Viagem e Turismo foi em Natal, em evento com a participação da diretora de Redação e do goverador do RN


23/09/2017
Novo Rapadura Hambúrguer no bairro Petrópolis

Depois do sucesso do Rapadura Hambúrguer Brasileiro na praia de Ponta Negra, os donos Mauricio Manzano e Dúnia Bernardes resolveram abrir a segunda ca…


06/08/2017
Aquarela Potiguar é a nova atração das terças-feiras na noite natalense

O Centro de Turismo de Natal, que já tinha o Forró com Turista nas noites de quintas-feiras, agora ganha o show Aquarela Potiguar nas noites de terças


12/06/2017
Táxi, Vans e UBER competem por passageiros do aeroporto para Ponta Negra

Com a chegada do aplicativo UBER, alguns taxistas estão negociando tarifas mais baixas para competir com os motoristas autônomos.








Publicidade

Publicidade